sexta-feira , 3 outubro 2025
Lar Negócios Vantagens de Investir em Microfranquias de Minimercados Autônomos, Segundo Guilherme Mauri, CEO da Minha Quitandinha
Negócios

Vantagens de Investir em Microfranquias de Minimercados Autônomos, Segundo Guilherme Mauri, CEO da Minha Quitandinha

Conforme a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o mercado de franquias registrou um crescimento de 19,1% no primeiro trimestre de 2024 em comparação ao mesmo período do ano anterior. Um dos segmentos que mais se destacou foi o de Serviços e Outros Negócios, com alta de 25,3%. Dentro deste setor, os negócios de proximidade, como mercados autônomos e operações em locais estratégicos, representaram 11,7% desse crescimento.

Para Guilherme Mauri, CEO da Minha Quitandinha, uma startup de varejo que opera com franquias de minimercados autônomos, a conveniência oferecida por esses negócios é um dos principais fatores de sua expansão. Segundo ele, “a proximidade que esses mercados oferecem facilita a vida dos consumidores, que não precisam se deslocar para grandes centros comerciais.”

Com base no cenário econômico e no desejo de 48,7% dos brasileiros de terem o próprio negócio, conforme o relatório GEM 2023, Guilherme lista cinco razões para investir em microfranquias de mercados autônomos:

  1. Modelo de Negócio Validado: Segundo Mauri, uma das principais vantagens de iniciar com uma franquia é contar com um modelo já testado e validado, o que oferece mais segurança aos empreendedores.
  2. Modelo Enxuto e Fácil Entrada no Mercado: As lojas autônomas ocupam pouco espaço e podem ser instaladas em diversos locais, como condomínios, empresas e academias, facilitando o início rápido das operações.
  3. Baixo Custo e Economia de Recursos: Com investimento inicial de até R$ 135 mil, as microfranquias autônomas têm custos operacionais reduzidos, incluindo menores despesas com aluguel e pessoal.
  4. Rápido Retorno sobre Investimento: O ROI médio de uma loja autônoma pode ocorrer em até 12 meses, dependendo da marca e do tamanho da unidade.
  5. Fácil Gerenciamento: Com lojas operando 24 horas por dia e sem a necessidade de funcionários no local, o empreendedor pode gerenciar o negócio de forma flexível, realizando visitas semanais para reposição e manutenção.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

NegóciosÚltimas notícias

De motoboy a dono de três escolas: pai e filho constroem história juntos na Minds Idiomas

Minds IdiomasA trajetória de Clayton Frazão e de seu filho Luiz Felipe...

NegóciosÚltimas notícias

3 pilares que todo candidato precisa analisar antes de assinar o contrato com a franquia

O franchising é apontado como uma das formas mais seguras de empreender,...

NegóciosÚltimas notícias

Seja um Franqueado: tudo o que você precisa saber antes de abrir uma franquia

Abrir o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros, mas o...

NegóciosÚltimas notícias

O que ninguém te conta sobre ter mais qualidade de vida ao empreender com franquias

Empreender ainda é, para muitos brasileiros, sinônimo de conquistar liberdade financeira, fazer...