sexta-feira , 3 outubro 2025
Lar Alimentação Minimercados autônomos se expandem para edifícios comerciais e atraem novos clientes
AlimentaçãoMáquinas LucrativasMicro Franquias

Minimercados autônomos se expandem para edifícios comerciais e atraem novos clientes

O conceito de mercados autônomos vem ganhando espaço no Brasil, especialmente em condomínios residenciais, onde oferecem praticidade e acesso a produtos essenciais a qualquer hora do dia. Agora, com o crescimento dos escritórios comerciais, esses estabelecimentos encontram uma nova oportunidade de expansão.

De acordo com um levantamento do Sindicato da Habitação do Estado de São Paulo (Secovi-SP), referente ao segundo trimestre de 2024, o estado de São Paulo possui 8,7 milhões de metros quadrados de escritórios disponíveis para locação, um aumento de 13,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse crescimento, impulsionado pelo retorno do trabalho presencial, tem favorecido a instalação de minimercados autônomos nesses ambientes corporativos.

Uma das empresas que vem apostando nesse nicho é a Minha Quitandinha, startup especializada em tecnologia para o varejo, que opera por meio de franquias de minimercados autônomos. Atualmente, 5% das unidades da rede estão localizadas em edifícios comerciais. O modelo oferece conveniência ao disponibilizar produtos de alimentação, higiene e limpeza com segurança e sem a necessidade de deslocamentos longos durante o expediente.

Segundo Guilherme Mauri, sócio-fundador e CEO da Minha Quitandinha, a presença desses estabelecimentos dentro dos escritórios pode agregar valor ao empreendimento, tornando-o mais atrativo para empresas e profissionais. “Com uma rotina cada vez mais acelerada, reduzir deslocamentos desnecessários impacta diretamente na produtividade e no bem-estar. Um minimercado autônomo no ambiente de trabalho permite que o consumidor resolva suas necessidades de forma rápida e eficiente”, explica.

Visando uma expansão estruturada para 2025, a empresa pretende aumentar sua presença nas capitais, atendendo não apenas escritórios, mas também academias, faculdades, coworkings e redes hoteleiras. Os minimercados são adaptáveis ao perfil de consumo de cada localidade, oferecendo um mix variado de produtos.

A tendência de autosserviço e autonomia no consumo tem sido cada vez mais valorizada pelos clientes, e as soluções tecnológicas garantem uma experiência fluida e segura. “Os consumidores buscam agilidade e disponibilidade 24 horas por dia, e nosso modelo proporciona essa praticidade sem comprometer a segurança e a qualidade do atendimento”, destaca Mauri.

O crescimento dos minimercados autônomos demonstra uma evolução no varejo de proximidade, trazendo inovação e conveniência para ambientes corporativos e residenciais. Com um mercado cada vez mais dinâmico, essas soluções tendem a se tornar uma opção consolidada para consumidores que buscam praticidade no dia a dia.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Máquinas LucrativasNegóciosÚltimas notícias

Abra uma franquia: seu negócio próprio pode estar no franchising

Abrir um negócio próprio é um sonho recorrente entre os brasileiros. Mas...

AlimentaçãoNegóciosÚltimas notícias

De funcionário a franqueado: como Divino Gomes construiu seu caminho no Giraffas Patteo Olinda

O desejo de empreender sempre acompanhou Divino Gomes. Após anos conciliando a...

Máquinas LucrativasNegóciosÚltimas notícias

Franquias de mercado autônomo: inovação com praticidade para seu público

O mercado de franchising está sempre atento às necessidades dos consumidores e...

Máquinas LucrativasNegóciosÚltimas notícias

Franquia DEKRA: Desvende o Potencial Lucrativo das Vistorias Veiculares

Empreender no mercado de veículos usados é uma oportunidade estratégica que vem...