Após atingir o marco de 200 franquias inauguradas em cinco anos de existência, a rede de salões de beleza sem hora marcada Fast Escova já traça planos para o futuro. Além de novos serviços, como o retoque de fios brancos, uma marca spin-off está prevista para sair do papel em setembro: a Fast Spa, com a primeira loja em Goiânia (GO). A novidade foi antecipada a PEGN.
No primeiro semestre, a rede atingiu um faturamento de R$ 85 milhões, e a projeção é de chegar a R$ 250 milhões até o fim do ano. A aposta para isso são as inaugurações e os novos serviços – no ano passado, a empresa contabilizou uma receita bruta de R$ 134 milhões.
“Nós começamos só com a escova, mas hoje temos cinco serviços, com maquiagem, tratamento [hidratação, reconstrução, entre outros], unha e sobrancelha. Além disso, vamos entrar em um novo mercado: retoque de cabelos brancos”, adianta Michelle Wadhy, sócia-fundadora da Fast Escova. O carro-chefe ainda é a escova, mas serviços de unha e maquiagem também já começaram a ganhar importância nas lojas.
De acordo com ela, assim como os outros serviços da marca, que têm o objetivo de serem realizados em pouco tempo, a ideia é que o retoque aconteça em até 15 minutos, menos da metade do que costuma levar para ser realizado em salões de beleza tradicionais. “Estamos nos pilotos desse serviço, que deve se consolidar a partir de setembro. Já temos a metodologia, a tecnologia e queremos disruptar esse mercado”, diz.
Também em setembro, será aberta a primeira loja da marca Fast Spa em Goiânia (GO), cidade-sede da marca. A ideia é oferecer serviços de relaxamento e bem-estar sem hora marcada. “Hoje, frequentar um spa é difícil, caro, não é para todo mundo. Queremos criar um spa urbano para trazer essa acessibilidade, sem hora marcada e com horário mais estendido”, adianta Márcia Queirós, sócia-fundadora da rede.
Inicialmente, a marca oferecerá oito tipos de massagem e estética não avançada, como limpeza de pele e peeling. A cliente poderá escolher entre 15, 30, 45 ou 60 minutos de massagem, de acordo com o tempo que tiver disponível. “Todos os produtos serão próprios, da marca Fast Spa”, diz Wadhy.
Expansão Acelerada
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a média brasileira era de 59 unidades por marca em 2023 – no período, eram 3.311 franqueadoras em operação. No primeiro trimestre deste ano, o segmento de Saúde, Estética e Bem-Estar registrou crescimento de 14,7%, com um faturamento de R$ 14,2 bilhões. O nicho engloba marcas como O Boticário, Óticas Carol, Espaçolaser e a própria Fast Escova.
O ano tem sido de grandes números na rede: a perspectiva é encerrar 2024 com 1,5 milhão de atendimentos e 260 lojas inauguradas – já há 290 comercializadas. “Com esse marco, alcançaremos 4 mil postos de trabalho”, diz Queirós. A meta é chegar a 380 contratos assinados ainda neste ano e 500 até o fim de 2025.
Cerca de 20% dos franqueados da Fast Escova têm entre três e quatro unidades. “O perfil majoritário ainda é aquele ‘fazedor’, que pega o dinheiro de anos de trabalho, abre uma loja e toca o negócio”, diz Wadhy. As empreendedoras acreditam que o modelo não comporta um perfil que comande dezenas de unidades. “Gerir serviço é diferente de produto”, afirma.
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