O sistema de franquias está presente em pouco mais de 50% do território brasileiro, o que indica que há ainda muito espaço para expansão das franquias em cidades pequenas.
Introduzir marcas reconhecidas que oferecem suporte e treinamento para os franqueados impulsiona a economia local, tornando o franchising atrativo não só em capitais e grandes centros urbanos, mas em cidades de todos os portes.
Quais franquias são lucrativas para cidades pequenas?
É crucial ter cautela ao escolher uma franquia para uma cidade pequena.
É importante considerar:
– As necessidades locais.
– As leis municipais.
– As tendências de mercado.
– Se há demanda suficiente.
– A localização do ponto.
– A concorrência.
Fazer uma análise minuciosa do que está disponível e do que não está na cidade faz toda a diferença.
Imagina trazer uma grande marca, reconhecida nacionalmente, que ainda não está atuando na cidade. Certamente, o resultado tende a ser incrível.
Qual o potencial do franchising nas cidades pequenas?
Segundo dados da ABF, a região sudeste concentra mais de 50% das unidades de franquias do Brasil.
Depois vem o sul e nordeste, com 18% e 15%, respectivamente, e seguem centro-oeste com 10,4% e norte com pouco mais de 4%.
Ou seja, o sudeste é onde, apesar de muitas oportunidades, tem mais concorrência.
E o resto do Brasil tem tudo para continuar crescendo em número de unidades, e ainda com concorrência não tão forte.
Um estudo realizado pelo Sebrae há dois anos mostrou que o consumo fora das capitais e regiões metropolitanas soma mais de R$ 827 bilhões ao ano, o equivalente a 38% do total do consumo no País.
“Esse cenário confirma a existência de um ambiente promissor para os pequenos negócios, na medida em que metade da população brasileira vive nessas cidades e essas regiões vêm apresentando um crescente desenvolvimento econômico”, ressaltou, à época, o presidente nacional do Sebrae, Luiz Barretto.
“De cada R$ 10 gastos no Brasil, R$ 4 correspondem ao consumo efetuado no interior.”
Municípios com maior potencial de consumo
Um estudo realizado pela Geofusion em 2017 mostra a relação das 50 maiores cidades em potencial de consumo, sendo que entre os Top 50 temos:
– 35 municípios da Capital/Região Metropolitana que serão responsáveis por 85% do potencial de consumo.
– 15 municípios do Interior caberá a fatia de 15%.
O potencial de consumo dessas 50 cidades chega a quase 1,7 trilhão de reais, sendo que o total brasileiro fica perto dos 4 trilhões.
Perfil para abrir um negócio em cidade pequena
A proximidade entre franqueado e público-alvo pode ser um facilitador do negócio em cidades menores.
Outro ponto relevante a ser levado em conta é o fato de que a expectativa do retorno do investimento deve ser racional.
Isso porque negócios de primeira viagem, como a chegada de uma nova marca a um centro urbano, podem demandar um pouco mais de tempo para darem o retorno esperado.
Quando ele acontece, porém, os resultados costumam ser até melhores do que os observados em metrópoles.
Para a consultora, os segmentos de serviços (educacionais, automotivos e outros negócios) e limpeza e conservação podem se destacar nesses tipos de mercados.
“Acredito muito no segmento de serviços, franquias de escolas profissionalizantes e de idiomas podem se sair bem em pequenas cidades.
Algumas lojas que ofereçam produtos que a cidade não dispunha e que os moradores precisavam ir para cidades vizinhas para obter, também podem ser um bom negócio.”
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