A pandemia da Covid-19 trouxe uma nova tendência ao mercado brasileiro: a preferência crescente por produtos e serviços próximos de casa, os conhecidos negócios de proximidade. “Os consumidores estão cada vez mais buscando conveniência, preferindo deslocamentos mínimos e facilidade no acesso a serviços e produtos”, afirma Karen Sitta, analista da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae Nacional.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), essa tendência se reflete no crescimento significativo dos negócios voltados para a praticidade. No primeiro trimestre deste ano, o segmento de serviços e outros negócios de proximidade cresceu 25,3% em comparação com o mesmo período de 2023. Além disso, empresas que oferecem comodidade, como mercados autônomos e operações em prédios e condomínios, viram sua participação no mercado de franquias saltar de 5,2% para 11,7%.
Um exemplo notável é a FreeWet, uma franquia de limpeza automotiva. Segundo Wilberto Filho, franqueador da marca, a FreeWet atende diretamente aos clientes em condomínios e locais de sua escolha, proporcionando um serviço conveniente e de baixo investimento, típico das microfranquias. “Nós oferecemos limpeza dentro de condomínios e atendimento direto ao cliente, que pode solicitar o serviço em seu local”, destaca Filho.
Além de sua proposta de conveniência, a FreeWet se alinha com outra tendência crescente: a sustentabilidade. O modelo da franquia está integrado à agenda ESG (meio ambiente, social e governança). “Um dos aspectos que me atraíram para a FreeWet foi a sua abordagem ambiental. A marca utiliza produtos que dispensam o uso de água, economizando cerca de 400 litros por veículo, em comparação com o processo tradicional de lavagem”, explica Filho.
A adoção de práticas sustentáveis e a integração com os princípios ESG estão se tornando cada vez mais valorizadas pelos consumidores, que buscam negócios comprometidos com a redução de impactos ambientais e a promoção de um mundo mais justo. Para as franquias, essas práticas não apenas atendem a uma demanda crescente, mas também se destacam como um diferencial competitivo importante em um mercado cada vez mais consciente das questões ambientais e sociais.
Karen Sitta destaca: “Adotar práticas de sustentabilidade e estar alinhado com a agenda ESG demonstra o compromisso de um negócio com a redução de impactos ambientais e a melhoria dos processos administrativos e operacionais, representando um importante diferencial competitivo.”
Assim, os negócios de proximidade e a sustentabilidade não são apenas tendências passageiras, mas elementos essenciais que moldam o futuro do mercado de franquias.
Deixe um comentário