O Grupo Ultra, holding especializada em franquias de academias e estúdios de fitness, apresenta novas oportunidades para empreendedores e investidores interessados no setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar.
Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franchising superou expectativas, crescendo 13,8% e atingindo R$ 240,661 bilhões em 2023, gerando mais de 1,7 milhão de empregos diretos. O segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar destacou-se com um crescimento de 17,5%.
“Nos últimos tempos, presenciamos um crescimento concreto no segmento de Saúde, Beleza e Bem-estar que há tempos demonstra força, mas que, após a pandemia, se acelerou muito. Alguns setores cresceram pela própria ação do consumo, como farmácias, clínicas médicas e vacinas pela necessidade do momento. Outros crescem pela tendência de autocuidado, longevidade e qualidade de vida,” explica Claudia Vobeto, diretora da Comissão de Saúde, Beleza e Bem-Estar da ABF.
Com foco na expansão para o interior, a rede, que faturou R$ 96 milhões nos últimos 12 meses e espera fechar 2024 com R$ 120 milhões, oferece modelos de negócio para empreendedores que desejam abrir unidades em cidades com até 100 mil habitantes.
Foco no Interior
“Identificamos demanda e resolvemos focar na interiorização. Essas academias exigem menor investimento e temos como foco empresários regionais. Na capital de São Paulo, por exemplo, o custo gira entre R$ 3 e R$ 4 milhões. Para uma cidade menor, conseguimos abrir uma unidade com aporte entre R$ 1,5 e R$ 2 milhões,” diz Marcel Gandra, sócio-diretor do Grupo Ultra. O investimento inclui capital de giro, obra, equipamento e marketing inaugural.
Segundo Gandra, o interesse pela expansão para o interior cresceu no pós-pandemia. “As pessoas querem ficar mais perto de casa e consumir produtos e serviços da própria cidade.”
Sócio-Investidor
O Grupo Ultra também oferece oportunidades para investidores que desejam diversificar seus investimentos sem estar à frente do negócio. “São empresários que querem diversificar seus investimentos, mas não desejam estar no dia a dia de um negócio. Temos oportunidades para entrar na rede como sócio-investidor, com aporte a partir de R$ 500 mil.”
Segundo Gandra, os dois modelos estão disponíveis para cidades de todos os estados. “Já temos alguns municípios no Sul, Sudeste e Centro-Oeste no radar, regiões onde estamos mais presentes, e começamos a selecionar franqueados para o Norte e Nordeste do país. Acreditamos que a dinâmica em cidades menores funciona bem quando o empresário tem familiaridade com a população e costumes locais.”
Rede Projeta 150 Contratos Assinados até o Fim do Ano
Atualmente, a rede possui mais de 100 contratos assinados, com mais de 40 em operação em 12 estados do país. A previsão é de chegar a 150 contratos e 60 unidades em operação até o fim do ano. Em julho, o Grupo Ultra vai inaugurar suas primeiras unidades no Nordeste: Vitória da Conquista (BA) e Natal (RN).
“Passamos por todo o processo de maturação do negócio, exigido pela ABF. Iniciamos com uma unidade própria para testar e maturar todos os modelos de negócio e diferenciais que queríamos implantar e, somente depois disso, começamos a franquear.” A boa gestão e desempenho da rede resultou no recebimento do Selo de Excelência da ABF este ano, um reconhecimento anual à qualidade e excelência das empresas franqueadoras.
5 Marcas com Distintos Modelos de Academia
O Grupo Ultra detém cinco marcas de academias e estúdios: Ultra Academia, Spider Kick, BYD, Ride State e The Flame, oferecendo modelos que incluem academia completa, natação, estúdios de hiit, bike, pilates, yoga e dança. O franqueado pode escolher entre as opções de studio ou big gym, dependendo da sua capacidade de investimento e da região desejada.
“Nosso diferencial é permitir ao franqueado incrementar sua academia conforme o gosto do cliente. As academias não têm catraca e o cliente é livre para escolher qual pacote, que vai de R$ 100 a R$ 300, ele deseja pagar,” afirma Gandra.
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