Com modelos testados e adaptados à realidade brasileira, diversas franquias nacionais estão conquistando mercados internacionais, levando produtos, marcas e culturas para além das fronteiras.
Da caipirinha ao sushi tropical
A rede Botequim Carioca, especializada em comida brasileira e drinks tropicais, já tem unidades em Lisboa, Miami e Orlando. “Levar o sabor do Brasil para fora é nosso grande trunfo”, afirma a fundadora, Flávia Mota.
A franquia de comida japonesa tropicalizada Temaki Express, criada em São Paulo, tem hoje operações nos EUA e no Paraguai. “Adaptamos o cardápio, mantivemos os custos baixos e exploramos o exotismo do produto”, diz o diretor internacional, Rogério Matsuda.
Incentivos e desafios
Programas da ABF, ApexBrasil e Sebrae têm apoiado a internacionalização de marcas brasileiras. “Não é fácil, mas o DNA criativo do franchising nacional tem espaço lá fora, principalmente em gastronomia e beleza”, analisa a especialista em internacionalização, Tatiane Faria.
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