domingo , 16 novembro 2025
Lar Negócios Estudo da ABF Revela Maturidade e Consolidação das Microfranquias no Brasil
Negócios

Estudo da ABF Revela Maturidade e Consolidação das Microfranquias no Brasil

Um estudo da Associação Brasileira de Franchising (ABF) identificou que as operações de microfranquias, marcas com investimento de até R$ 135 mil, estabilizaram em maio de 2024 após crescerem 87% entre maio de 2021 e maio de 2023. Segundo a entidade setorial, essa estabilização representa a maturidade deste nicho e a consolidação das marcas, que continuam a atrair novos investidores.

“Mais maduro e profissional, o segmento das microfranquias mostra uma movimentação muito interessante de marcas que nascem micro e avançam para o modelo tradicional, assim como marcas já consolidadas que passam a oferecer opções com investimentos mais baixos para atrair novos perfis de investidores e chegar a mercados menores, principalmente cidades do interior com menos de 200 ou 100 mil habitantes. Essa versatilidade, de forma geral, abre portas tanto para franqueadores como para potenciais franqueados, indicando mais uma vez o caráter de inclusão empreendedora das microfranquias”, afirma Adriana Auriemo, vice-presidente da ABF.

Mudança de Categoria

O estudo, realizado junto aos associados da entidade, identificou que 22 microfranquias migraram para o modelo tradicional (seja por mudança estratégica ou pela elevação dos custos), enquanto 26 fizeram o caminho inverso, lançando modelos mais enxutos.

Maturidade e Perenidade das Marcas

A maturidade das microfranquias é confirmada pela perenidade das marcas. Atualmente, 32% das microfranquias associadas à ABF operam há mais de 10 anos. “Outro dado importante é que 80% das marcas contam com mais de 3 anos de operação, o que proporciona mais confiança ao investidor que deseja ingressar no sistema por meio de uma microfranquia”, acrescenta Bruno Arena, diretor de microfranquias da ABF.

Além disso, 19% das marcas que possuem a modalidade de microfranquias têm o selo de excelência, conforme destaca Bruno Arena. Ele ressalta que as obrigações de uma marca em relação ao seu papel como franqueador são as mesmas em qualquer formato.

Modelos de Operação

Contrariando a expectativa de muitos, grande parte das microfranquias operam com unidades físicas (67%). O modelo home-based é responsável por 26% das operações, enquanto os quiosques representam 7%.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Micro FranquiasNegóciosÚltimas notícias

Farma & Farma cresce acima da média do setor e projeta faturamento de meio bilhão em 2025

O mercado farmacêutico brasileiro segue em ritmo acelerado de expansão. Em 2024,...

NegóciosÚltimas notícias

ABFCON 2025 reunirá as maiores lideranças do franchising brasileiro

A Convenção ABF do Franchising 2025, reconhecida como o principal encontro do...

Máquinas LucrativasNegóciosÚltimas notícias

Anjos Colchões & Sofás: 35 anos de tradição, superação e sucesso

Em setembro, a Anjos Colchões & Sofás comemorou 35 anos de trajetória,...

NegóciosÚltimas notícias

Com a iVoei Franchising, as mães não precisam mais escolher entre carreira e família

A maternidade — especialmente a de crianças atípicas — sempre exigiu uma...