sexta-feira , 3 outubro 2025
Lar Negócios Crescimento e Recuo das Franquias Brasileiras no Exterior
Negócios

Crescimento e Recuo das Franquias Brasileiras no Exterior

Em 2023, o cenário das franquias brasileiras no exterior apresentou um crescimento e uma retração simultâneos. De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o número de operações internacionais cresceu 26,3%, atingindo 2.175 unidades. No entanto, o número de marcas brasileiras no exterior caiu de 213 para 205.

O estudo abrange diversos modelos de operação internacional, incluindo unidades próprias, franqueadas, master franchising, desenvolvedor de área, exportação e joint ventures. Apesar da diminuição no número de unidades e marcas nos Estados Unidos, que continua sendo o principal destino das franquias brasileiras, Portugal destacou-se com crescimento em ambos os indicadores.

Os segmentos de Saúde, Beleza e Bem-Estar e Moda, que dominam a presença internacional, também enfrentaram uma leve retração no último ano. A ABF atribui o crescimento do número de operações à digitalização do setor e ao amadurecimento das empresas após a pandemia, facilitando a gestão de negócios à distância.

Tom Moreira Leite, presidente da ABF, ressalta que a internacionalização está sendo conduzida de forma mais cuidadosa, com consultoria especializada e uma visão de longo prazo. Ele atribui a queda no número de marcas a mudanças estratégicas e ao aquecimento do mercado interno.

Mesmo com um ano desafiador para o varejo em 2023, o setor de franquias teve um crescimento de 14,3%, faturando R$ 240 bilhões. O primeiro trimestre de 2024 mostra uma expansão adicional de 19,1%, com receita de R$ 60,5 bilhões. Muitas redes decidiram concentrar esforços no mercado nacional.

A internacionalização é recomendada para franquias consolidadas e testadas em diversas regiões do país, com maturidade de gestão e capacidade financeira. Natan Baril, diretor Internacional da ABF, destaca que, apesar dos desafios, a digitalização facilita a gestão de parceiros à distância.

O exemplo da Chilli Beans ilustra a complexidade e os desafios da internacionalização. Após dificuldades iniciais, a marca brasileira expandiu significativamente desde 2020, com 50 lojas em 12 países e a meta de alcançar 100 franquias internacionais no médio prazo.

Principais Destinos e Crescimento das Franquias Brasileiras:

  • Portugal: Aumento de 2% no número de unidades.
  • México: Crescimento de 104% em unidades.
  • Argentina: Aumento de 27% em unidades.
  • Estados Unidos: Queda de 25% em unidades e leve redução no número de marcas.
  • Portugal: Crescimento significativo no número de marcas.

Segmentos Líderes no Exterior:

  • Saúde, Beleza e Bem-Estar
  • Moda

Apesar das dificuldades, os segmentos líderes mantêm a maior presença internacional, embora tenham registrado uma leve queda.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

NegóciosÚltimas notícias

De motoboy a dono de três escolas: pai e filho constroem história juntos na Minds Idiomas

Minds IdiomasA trajetória de Clayton Frazão e de seu filho Luiz Felipe...

NegóciosÚltimas notícias

3 pilares que todo candidato precisa analisar antes de assinar o contrato com a franquia

O franchising é apontado como uma das formas mais seguras de empreender,...

NegóciosÚltimas notícias

Seja um Franqueado: tudo o que você precisa saber antes de abrir uma franquia

Abrir o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros, mas o...

NegóciosÚltimas notícias

O que ninguém te conta sobre ter mais qualidade de vida ao empreender com franquias

Empreender ainda é, para muitos brasileiros, sinônimo de conquistar liberdade financeira, fazer...