No embalo da crise climática e da busca por consumo mais consciente, surgem franquias que adotam práticas sustentáveis em todos os níveis da operação — da escolha de fornecedores à logística e à construção de lojas com impacto ambiental quase nulo.
Ecologia em primeiro lugar
A franquia Pano pra Manga, especializada em roupas infantis sustentáveis, usa algodão orgânico certificado, tintas naturais e embalagens compostáveis. “Nosso compromisso é com o futuro das crianças e do planeta”, diz a fundadora, Débora Nunes.
Outro exemplo é a rede de alimentação Raiz Orgânica, que opera com fornecedores locais, cardápio 100% vegano e logística feita por bikes. As lojas são construídas com materiais reciclados e energia solar. “Nossos franqueados precisam compartilhar da causa”, afirma o sócio-diretor, Miguel Ferraz.
Um diferencial cada vez mais decisivo
Pesquisas do Instituto Akatu mostram que 62% dos consumidores brasileiros dão preferência a marcas que demonstram responsabilidade ambiental. “Sustentabilidade deixou de ser bônus e virou pré-requisito. As franquias estão correndo atrás”, diz a especialista em ESG, Luciana Rocha.
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