O setor de franquias no Brasil está passando por uma transformação significativa: a presença das mulheres em posições de liderança e como proprietárias de operações franqueadas nunca foi tão expressiva.
De acordo com o mais recente estudo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as mulheres agora representam a maioria nas redes franqueadoras, com uma participação que subiu de 46% para 57% entre 2015 e 2024, um aumento impressionante de 11 pontos percentuais.
O estudo sobre Microfranquias da ABF também confirma o crescimento da presença feminina na liderança dessas redes. A participação das mulheres como principais executivas nas marcas de microfranquias (com investimento inicial de até R$ 135 mil) aumentou de 12% para 18% entre maio de 2022 e maio de 2024.
Os segmentos onde as mulheres são mais proeminentes incluem Saúde, Beleza e Bem-estar (20% de mulheres líderes contra 17% de homens), Alimentação (16% contra 11%), Moda (7% contra 4%), Hotelaria e Turismo (5% contra 2%) e Entretenimento e Lazer (4% contra 2%).
A seguir, destacamos seis marcas de franquias onde a maioria das unidades são lideradas por mulheres, moldando o futuro do franchising no Brasil.
1. Posê Beleza
Fundada em 2009 pela goiana Karla Gomes, a Posê Beleza conta com mais de 40 unidades em 11 estados brasileiros, onde 95% dos franqueados são mulheres. A rede é especializada em depilação e estética, e recebeu o Selo de Excelência da ABF por 9 anos consecutivos. O novo modelo de microfranquia quiosque, a partir de R$ 90 mil, focado em dermocosméticos veganos, promete ampliar sua atuação.
- Investimento inicial: R$ 90 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 20 mil a R$ 120 mil
- Retorno: 12 a 36 meses
2. Cor & Unha
Fundada em 2012, a Cor & Unha é uma rede de salões especializada em esmaltaria, com 50 unidades, das quais 80% são lideradas por mulheres. A marca pertence ao Grupo BDC e oferece franquias com um investimento inicial a partir de R$ 153 mil.
- Investimento inicial: R$ 153,5 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 25 mil
- Retorno: 24 meses
3. YES! Idiomas
Com mais de 50 anos no mercado e 200 escolas em 16 estados, a YES! Idiomas possui 55% de suas franquias lideradas por mulheres. A rede oferece diferentes modelos de franquias, incluindo o Modelo Educacional, com investimento a partir de R$ 30 mil.
- Investimento inicial: R$ 30 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 40 mil
- Retorno: 18 a 24 meses
4. Café Conceito
A rede de cafeterias Café Conceito, com 18 unidades em São Paulo, destaca-se pelo seu conceito drive thru e grande presença feminina entre seus franqueados. Oferece três formatos de franquia: quiosque, loja padrão e loja expandida.
- Investimento inicial: R$ 190 mil (Quiosque), R$ 250 mil (Padrão), R$ 450 mil (Expandida)
- Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
- Retorno: 14 a 24 meses
5. Café Du Centre
Fundada em 2014, a Café Du Centre é pioneira no conceito de cafeteria gourmet e possui 80% dos franqueados formados por mulheres. A rede oferece três formatos de franquias: loja de shopping, loja de rua e quiosque.
- Investimento inicial: R$ 300 mil (Quiosque), R$ 400 mil (Loja de rua), R$ 500 mil (Loja de shopping)
- Faturamento médio mensal: R$ 150 mil
- Retorno: 18 meses
Essas marcas representam o avanço das mulheres no franchising, com impacto positivo em inovação e diversidade no setor.
- dicas de franquias
- formatação de franquias
- franquia
- franquia barata
- franquia de sucesso
- franquias
- franquias 2023
- franquias baratas
- franquias baratas 2019
- franquias baratas de roupas
- franquias baratas e lucrativas
- franquias de marketing
- franquias de roupas
- franquias de roupas baratas
- franquias de roupas femininas
- franquias lucrativas
- franquias para investir
- investir em franquias
- marketing para franquia
- melhores franquias para investir
- nano franquias
Deixe um comentário