De acordo com a sétima edição do estudo Franchising Frame, 122 franqueadoras brasileiras, que representam 31.130 unidades e faturamento superior a R$ 100 milhões em 40% dos casos, enfrentam obstáculos significativos em 2024. Entre os principais desafios estão a dificuldade de vender novas franquias, perfis inadequados de franqueados e desafios na adoção da omnicanalidade.
O estudo destaca que o maior desafio atualmente é a expansão por meio da venda de novas unidades. Esse desafio, que antes era o terceiro maior obstáculo, subiu para a primeira posição, impulsionado pela alta taxa de juros e a diminuição do poder de compra. Segundo Adir Ribeiro, fundador da consultoria Praxis Business, o ambiente macroeconômico desestimula o empreendedorismo, pois torna menos arriscado investir em renda fixa do que em novos negócios.
Além disso, a pesquisa revela que parte dos franqueados não apresenta um comportamento empreendedor adequado, o que prejudica o sucesso das redes. Ribeiro ressalta que, além das habilidades técnicas, como gestão e finanças, os franqueados precisam desenvolver competências comportamentais e ferramentas de autoconhecimento.
Outro grande desafio identificado é a omnicanalidade. O estudo aponta que 28% das franqueadoras ainda não adotaram meios digitais, e 43% das que adotaram não têm integração entre estoques físicos e digitais. Isso reflete uma lacuna na adaptação às novas demandas dos consumidores, que buscam mais conveniência e praticidade.
As franqueadoras precisam aprimorar a integração de canais e entender melhor a jornada do consumidor para melhorar sua competitividade no mercado moderno.
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