sexta-feira , 3 outubro 2025
Lar Negócios O Caminho para Conectar Franqueadores Brasileiros com Investidores
Negócios

O Caminho para Conectar Franqueadores Brasileiros com Investidores

Quando franqueados e fundos de investimento se encontram nos Estados Unidos, o resultado é frequentemente um sucesso previsível. Esse cenário deve-se ao apelo crescente do mercado de franquias, que tem atraído investidores devido ao porte dos franqueadores e à governança robusta. Nos EUA, essa dinâmica favorece a expansão das franquias e tem se tornado uma tendência global que pode beneficiar também os franqueadores brasileiros nos próximos anos.

O setor de franquias no Brasil tem mostrado crescimento constante, com uma expansão acumulada de 14,3% no primeiro trimestre de 2024, elevando o faturamento de R$218,962 bilhões para R$250,367 bilhões em um ano. Entre os segmentos que mais cresceram estão Alimentação Comércio e Distribuição, Foodservice, e serviços, com aumentos significativos no faturamento.

Apesar desses avanços, o setor de franquias no Brasil ainda enfrenta desafios para atrair investidores devido à falta de governança e estratégias transparentes. A maioria das franqueadoras ainda é pequena em termos de receita e EBITDA, o que torna o caminho para um IPO mais distante.

No entanto, os franqueadores brasileiros estão começando a adotar modelos de crescimento mistos e a elevar o nível de governança, seguindo o exemplo dos EUA. Manter dados estruturados e implementar uma governança bem definida são passos essenciais para acessar o mercado de capitais, realizar M&As ou até mesmo um IPO.

Alguns franqueadores brasileiros, como a Espaço Laser, já estão trilhando esse caminho, tendo feito sua estreia na B3 e mostrando resultados positivos. Para aqueles que ainda não se sentem prontos para a B3, há alternativas como a Bee4, que serve como uma incubadora para empresas que buscam avançar para a oferta pública de ações.

Apesar das mudanças positivas, o setor ainda precisa amadurecer em termos de cultura organizacional. O franqueador deve aprender a delegar e abrir espaço para uma governança corporativa sólida, o que é crucial para atrair capital externo. A transparência sobre o fluxo de capital e o atingimento de metas é vital, e alinhar interesses com investidores pode ser a chave para multiplicar os resultados e alcançar o sucesso desejado.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

NegóciosÚltimas notícias

De motoboy a dono de três escolas: pai e filho constroem história juntos na Minds Idiomas

Minds IdiomasA trajetória de Clayton Frazão e de seu filho Luiz Felipe...

NegóciosÚltimas notícias

3 pilares que todo candidato precisa analisar antes de assinar o contrato com a franquia

O franchising é apontado como uma das formas mais seguras de empreender,...

NegóciosÚltimas notícias

Seja um Franqueado: tudo o que você precisa saber antes de abrir uma franquia

Abrir o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros, mas o...

NegóciosÚltimas notícias

O que ninguém te conta sobre ter mais qualidade de vida ao empreender com franquias

Empreender ainda é, para muitos brasileiros, sinônimo de conquistar liberdade financeira, fazer...