Segundo pesquisa, 71% das empresas estão adotando práticas de ESG em 2024. De olho nessa tendência, empreendedores priorizam franquias ecológicas na hora de investir.
A Semana Nacional do Meio Ambiente é celebrada nos primeiros sete dias de junho, em função do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho e instituído pela ONU.
Não apenas durante este período, mas ao longo de todo o ano, o tema tem se tornado cada vez mais relevante na sociedade e nas empresas. De acordo com o último Índice de Sustentabilidade Ambiental (ESI) da Honeywell, 86% das empresas planejam aumentar seus investimentos em sustentabilidade ainda em 2024. Além disso, 54% delas estão “muito otimistas” quanto ao cumprimento de suas metas.
No franchising brasileiro, que cresceu 13,8% no ano passado e movimentou mais de R$ 240 bilhões, a expansão sustentável é uma prioridade, com projetos que minimizam os impactos ambientais.
Os investidores têm priorizado marcas com iniciativas sustentáveis, acompanhando a tendência global de negócios ecológicos. Veja abaixo algumas franquias com projetos ecológicos de destaque:
Com 15 anos no mercado brasileiro, a Posê é uma rede de clínicas de beleza, estética e bem-estar com mais de 40 unidades em 11 estados. Fundada em 2009, em Goiás, a marca lançou o projeto ecológico “Franquia Verde”. A iniciativa fabrica placas cimentícias usando ceras reaproveitadas do serviço de depilação, utilizadas como acabamento decorativo nas novas unidades.
Desde 2019, o projeto já reutilizou mais de 6 toneladas de cera que seriam descartadas. A franquia padrão exige um investimento inicial de R$ 297 mil, com faturamento médio mensal entre R$ 45 mil e R$ 120 mil, e lucro médio mensal de 18 a 26% do faturamento bruto. A previsão de retorno do investimento é de até 36 meses.
Especializada em milkshakes, a Milky Moo tem quatro anos de história e mais de 450 lojas em todos os estados brasileiros. A rede utiliza apenas embalagens ecológicas para minimizar o impacto ambiental. Com um plano agressivo de expansão para 2024, a rede oferece três formatos de franquias: quiosques (investimento inicial de R$ 190 mil e faturamento médio de R$ 70 mil), lojas de rua (investimento de R$ 290 mil e faturamento em torno de R$ 80 mil), e lojas em shopping (investimento a partir de R$ 290 mil e faturamento aproximado de R$ 100 mil). A previsão é fechar 2024 com 700 unidades.
Minds IdiomasA trajetória de Clayton Frazão e de seu filho Luiz Felipe...
ByLavinia de Freitassetembro 23, 2025O franchising é apontado como uma das formas mais seguras de empreender,...
ByLavinia de Freitassetembro 23, 2025Abrir o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros, mas o...
ByLavinia de Freitassetembro 23, 2025Empreender ainda é, para muitos brasileiros, sinônimo de conquistar liberdade financeira, fazer...
ByLavinia de Freitassetembro 22, 2025
Deixe um comentário