sexta-feira , 3 outubro 2025
Lar Alimentação Oportunidades de Investimento no Crescente Mercado de Delivery de Comida na Caixinha
Alimentação

Oportunidades de Investimento no Crescente Mercado de Delivery de Comida na Caixinha

O crescimento exponencial das entregas fez surgir novas possibilidades de comida na caixinha, e a praticidade caiu no gosto do brasileiro. Para quem quer investir em um negócio de fácil operação, este é um mercado promissor.

Segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o mercado de delivery de comida cresceu entre 7,5% e 8% em 2023, em relação a 2022. O número de pedidos aumentou 10%, indicando uma mudança significativa nos hábitos de consumo do brasileiro. A previsão é que o ano de 2024 apresente um crescimento similar.

Diante de números tão expressivos, investir no setor pode ser uma alternativa interessante. No entanto, a concorrência é grande, e começar sozinho pode ser complicado, especialmente para quem não tem experiência com os aplicativos de entrega ou no setor de restaurantes.

“A franquia é uma opção mais segura por existir, obrigatoriamente, a transferência de know-how; ou seja, o franqueador precisa ensinar o franqueado a operar o negócio, dando a ele treinamento”, explica Thais Kurita, advogada especializada em franchising e sócia da Novoa Prado & Kurita Advogados.

Antigamente, as opções de entrega se limitavam a pizza e comida chinesa, mas hoje há uma variedade interessante de marcas e alimentos vendidos na caixinha, o que agrada os consumidores pela praticidade. “A comida na caixinha traz a facilidade de o consumidor poder se alimentar em qualquer lugar, sem a necessidade de pratos ou mesa. Se a marca oferecer opções, ele poderá se alimentar de forma saudável e prática”, diz Dhionatan Paulino, franqueador da Mineiro Delivery, especializada em comida brasileira na caixinha.

No formato delivery, Paulino aponta vários atrativos para o negócio que ampliam o faturamento. “Quem trabalha com entrega de comida não precisa investir em um ponto comercial com aluguel elevado, tornando o investimento mais atrativo. O layout da unidade franqueada é mais simples e os materiais são acessíveis. Além disso, há a possibilidade de instalar a franquia em uma dark kitchen, com custos compartilhados. Na mesma cozinha, podemos oferecer mais de um tipo de alimento, como comida brasileira, mineira, sanduíches e comida italiana, ampliando a oferta de produtos e otimizando o espaço e a ociosidade da cozinha”, explica.

Três Marcas de Franquias Promissoras no Mercado de Comida na Caixinha:

  1. Mineiro Delivery: Rede com 60 lojas oferecendo comida brasileira na caixinha. Opções como feijoada, galinhada, feijão tropeiro, strogonofe, e pratos vegetarianos estão disponíveis. O franqueado pode operar apenas esta marca ou utilizar a estrutura da cozinha para operar mais três marcas: O Tropeiro, SandubUai e Casa di Italia.
    • Investimento Inicial: a partir de R$ 185 mil
    • Faturamento médio mensal: R$ 90 mil
    • Tempo de retorno: entre 18 e 24 meses
  2. Ital’In House: Rede de franquias de comida italiana na caixinha com modelo de delivery. Com cerca de 150 unidades, oferece produtos que vão de macarrão e nhoque a risotos.
    • Investimento Inicial: a partir de R$ 250 mil
    • Faturamento médio mensal: R$ 300 mil
    • Tempo de retorno: entre 16 e 18 meses
  3. Itália no Box: Fundada em 2016, a rede oferece massas italianas de qualidade em caixinhas a preços acessíveis. O cardápio inclui mais de 30 opções, como massas clássicas, pratos executivos, saladas e sobremesas.
    • Investimento Inicial: R$ 120 mil (incluindo taxa de franquia)
    • Faturamento médio mensal: R$ 70 mil
    • Tempo de retorno: 18 meses

Estas franquias representam boas oportunidades para quem deseja entrar no mercado de delivery de comida na caixinha, combinando praticidade e um modelo de negócios com bom potencial de retorno.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *