Segundo a Associação de Pizzarias Unidas de São Paulo (Apubra), em 2023, o mercado brasileiro viu a abertura de mais de 3500 pizzarias, marcando um crescimento de 11,55% em relação ao ano anterior.
O estado de São Paulo lidera com 34,04% de todas as operações no país, com a capital detendo 13% do total de pizzarias do Brasil. Minas Gerais e Rio de Janeiro vêm em seguida, com 8,38% e 8,23%, respectivamente.
A crescente popularidade da pizza e o consumo vigoroso em todo o país têm impulsionado outros setores, como o de franchising, onde as franquias especializadas em pizza estão prosperando.
Um exemplo é a Bella Capri, uma franquia de pizzas com receitas exclusivas inspiradas na autêntica culinária italiana. Fundada em 1998 em Mirassol (SP), a rede opera mais de 40 unidades e vende aproximadamente 80 mil pizzas por mês.
Uma característica marcante é sua cozinha automatizada, onde as pizzas são preparadas em um processo de três etapas e ficam prontas em até 10 minutos. A franquia também possui seu próprio aplicativo, responsável por cerca de 70% das vendas totais, destacando-se como a única pizzaria no Brasil com a maioria dos pedidos feitos por meio de seu aplicativo próprio.
Para 2024, a Bella Capri projeta a abertura de 12 novas unidades e um faturamento de R$ 100 milhões. Para o próximo ano, a meta é expandir para 100 unidades, introduzindo novos modelos de negócios.
Atualmente, a Bella Capri oferece dois modelos de negócios: o Agile, que inclui drive-thru, delivery e retirada, com investimento inicial a partir de R$ 299 mil; e o Tradizione, voltado para delivery, retirada e consumo no local, com investimento inicial a partir de R$ 980 mil.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2023, o segmento de Alimentação – Food Service registrou um aumento de 17,9%, sendo o maior crescimento entre todos os outros segmentos.
Sobre a Bella Capri: A Bella Capri é uma franquia de pizzas com receitas exclusivas inspiradas na autêntica gastronomia italiana. A rede oferece dois modelos de negócios: Agile e Tradizione, ambos com opções de delivery, retirada e consumo no local. Atualmente, conta com 40 lojas em 28 cidades nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
Deixe um comentário