sexta-feira , 3 outubro 2025
Lar Negócios Mercadão dos Óculos Inicia Expansão Internacional com Foco em Portugal
Negócios

Mercadão dos Óculos Inicia Expansão Internacional com Foco em Portugal

Com 750 franquias no Brasil, o Mercadão dos Óculos inicia seu processo de internacionalização na Europa. Após um investimento de aproximadamente € 200 mil (R$ 1,2 milhão), a rede vem testando o mercado português desde 2022, com três lojas próprias — duas no Porto e uma em Lisboa — que geram faturamento médio entre € 35 mil e € 50 mil por mês (R$ 210 mil a R$ 300 mil). A partir de janeiro de 2025, a empresa focará na expansão por franquias em Portugal.

O CEO Gustavo Freitas explica que Portugal foi escolhido como porta de entrada na Europa pela facilidade da língua e o potencial do mercado. A expansão será realizada por franquias diretas, com a própria empresa captando empreendedores e oferecendo suporte.

Durante o projeto-piloto, a rede enfrentou desafios relacionados à localização das lojas e à contratação de mão de obra especializada. No entanto, ajustes foram feitos para otimizar o modelo de negócios para os futuros franqueados. Para garantir uma adaptação tranquila, o Mercadão dos Óculos contratou assessorias jurídicas e contábeis locais para se adequar às leis de Portugal.

A principal vantagem competitiva da rede na Europa é a oferta de exames oftalmológicos dentro das lojas, o que gera uma demanda maior em comparação ao Brasil. Para abrir uma franquia em Portugal, o investimento inicial será a partir de € 70 mil (R$ 420 mil), com retorno previsto entre 20 e 24 meses. Já no Brasil, o prazo de retorno varia entre 11 e 18 meses.

Além da expansão em Portugal, o Mercadão dos Óculos já negocia com possíveis máster-franqueados na Espanha e na América Latina. A meta para Portugal é abrir 10 franquias até o final de 2025.

Fundada em 2012 em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, a primeira loja da rede foi idealizada por Francisco Celso Silva, que focou no público da classe C. Com a entrada de Gustavo Freitas como CEO em 2014, a marca iniciou sua expansão por franquias, alcançando todo o território brasileiro, especialmente em cidades de pequeno e médio porte. Hoje, os investimentos para abrir uma franquia no Brasil variam entre R$ 190 mil e R$ 325 mil, dependendo do tamanho da cidade.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

NegóciosÚltimas notícias

De motoboy a dono de três escolas: pai e filho constroem história juntos na Minds Idiomas

Minds IdiomasA trajetória de Clayton Frazão e de seu filho Luiz Felipe...

NegóciosÚltimas notícias

3 pilares que todo candidato precisa analisar antes de assinar o contrato com a franquia

O franchising é apontado como uma das formas mais seguras de empreender,...

NegóciosÚltimas notícias

Seja um Franqueado: tudo o que você precisa saber antes de abrir uma franquia

Abrir o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros, mas o...

NegóciosÚltimas notícias

O que ninguém te conta sobre ter mais qualidade de vida ao empreender com franquias

Empreender ainda é, para muitos brasileiros, sinônimo de conquistar liberdade financeira, fazer...