Abrir uma franquia é um passo importante para quem deseja empreender com mais segurança, contando com o suporte e a expertise de uma marca consolidada. Mas, além de escolher a rede ideal, um dos desafios do franqueado é decidir onde instalar sua unidade: em uma loja de rua ou dentro de um shopping center.
Cada modelo tem suas vantagens e desafios, exigindo estratégias diferentes para atrair e fidelizar clientes. Segundo Márcio Luiz Ucha, gerente de expansão e novos negócios do Grupo Ornatus, responsável pelas franquias Morana e Balonè, o shopping já possui ações planejadas para atrair público, beneficiando automaticamente as lojas instaladas ali. Já as unidades de rua precisam investir mais na captação de clientes.
“Nem toda loja de rua está em um local com grande fluxo de pessoas. Por isso, o franqueado deve adotar ações para atrair o público e fidelizar clientes para garantir o retorno deles”, explica Ucha.
A importância da experiência de compra
Oferecer um atendimento diferenciado é essencial para que o cliente volte. No shopping, a recorrência pode ser motivada pela conveniência de encontrar outras lojas e serviços no mesmo espaço. Já na rua, a decisão de retornar depende muito mais da experiência vivida na loja.
Na rede Morana, por exemplo, essa estratégia é levada a sério. Com lançamentos constantes – entre 50 e 70 novos acessórios por semana –, a marca incentiva o contato próximo com o consumidor. As vendedoras utilizam o WhatsApp para apresentar novidades e sugerir combinações personalizadas para diferentes ocasiões.
“Ter um bom cadastro de clientes ajuda a personalizar o atendimento e a manter um relacionamento contínuo, fazendo com que a consumidora se sinta especial e retorne à loja”, destaca Ucha.
Cashback: uma estratégia poderosa
Além do atendimento diferenciado, programas de fidelização como o cashback se mostram altamente eficazes para estimular novas compras. Essa estratégia permite que o cliente receba um bônus ao adquirir um produto, podendo utilizá-lo em uma compra futura dentro de um período determinado.
De acordo com uma pesquisa recente, o uso do cashback pode aumentar o ticket médio das compras em até 83,5%.
Comparando os modelos de negócio
Cada formato tem características específicas que influenciam na operação e nos custos do negócio. Veja os principais pontos a considerar ao escolher entre uma loja de rua e uma loja de shopping:
Vantagens da loja de rua
✅ Investimento inicial geralmente mais baixo
✅ Custos operacionais menores
✅ Menos funcionários, pois o horário de funcionamento é reduzido
✅ Ponto de equilíbrio financeiro mais acessível
Vantagens da loja em shopping
✅ Maior fluxo de clientes
✅ Segurança reforçada
✅ Infraestrutura planejada
✅ Comodidade e fácil acesso para os consumidores
Expansão da Morana e foco em lojas de rua
Atualmente, a Morana conta com cerca de 300 unidades em operação e planeja inaugurar mais 40 franquias até o final de 2024. A marca tem apostado na expansão para cidades do interior do país, priorizando pontos comerciais em ruas movimentadas, onde os custos são mais acessíveis e o potencial de fidelização é alto.
Independentemente da escolha entre rua ou shopping, o sucesso da franquia depende de uma gestão eficiente, boas estratégias de marketing e, principalmente, um atendimento que conquiste o cliente desde o primeiro contato.
- abrir uma loja
- alavancagem de empresas
- aula de marketing
- camera de segurança
- camera de segurança intelbras
- campanha de vendas facebook ads
- campanha de vendas meta ads
- convenção de vendas
- gestor de tráfego
- maior canal de vendas
- melhor camera de segurança
- palestra de motivação
- palestrante de motivação
- palestrante de vendas
- palestras de vendas
- qual camera escolher
- qual sistema de cameras comprar
- revender roupa
- revisao de marketing
- viver de loja
Deixe um comentário