A tecnologia está revolucionando o franchising. Redes que implementam inteligência artificial (IA) e automação em processos internos e atendimento ao cliente ganham eficiência, reduzem custos e melhoram a experiência.
Robôs e chatbots a serviço do cliente
A franquia AutoHelp, que oferece suporte técnico para dispositivos eletrônicos, utiliza chatbots com IA para atendimento 24 horas, reduzindo filas e agilizando soluções. “O cliente tem resposta imediata e o franqueado foca na resolução complexa”, diz o CEO, Marcos Silva.
Outra rede, a SmartFood, aplica automação em sua cozinha para controlar estoque, produção e entrega. “Reduzimos desperdício e melhoramos a qualidade com processos inteligentes”, explica a fundadora, Júlia Campos.
Tecnologia como diferencial
Segundo estudo da ABF, 70% das franquias que adotaram IA em 2024 tiveram aumento médio de 20% no faturamento. “A inovação tecnológica é imprescindível para a competitividade e sustentabilidade dos negócios”, afirma a consultora de tecnologia, Ana Paula Mendes.
Deixe um comentário