Modelos de negócios que permitem que o empreendedor trabalhe de casa, sem necessidade de um escritório ou ponto comercial, estão em alta e podem ser uma boa oportunidade para entrar no franchising.
Com um investimento inicial de até R$ 135 mil, as microfranquias, ou franquias de baixo custo, oferecem uma porta de entrada para o empreendedorismo e possibilidade de renda extra. Redes especializadas em totens, semijoias, energia solar, entre outras, apresentam formatos enxutos, com investimento a partir de R$ 2,5 mil.
Nesta matéria, destacam-se marcas como:
- Gigatron
- Mr Fit
- Mazze
- Power Mais Energia Fotovoltaica
- 3,2,1 GO!
- Velox Soluções Financeiras
- Santa Carga
- CredFácil
- aiqfome
- Minha Quitandinha
- Foz Sustentável
- Padrão Enfermagem
- market4u
Embora o modelo home office ofereça flexibilidade, Marcelo Cherto, sócio da Cherto Consultoria, ressalta a importância de disciplina, organização e infraestrutura para operar um negócio em casa, incluindo internet de qualidade, equipamentos adequados e um espaço dedicado. Segundo Cherto, “Trabalhar de casa exige uma rotina bem estabelecida para não misturar compromissos pessoais e profissionais, com um espaço específico para o trabalho e uma agenda organizada.”
Especialistas consultados recomendam que o empreendedor pesquise a reputação da franqueadora antes de escolher uma microfranquia. Mesmo com investimento reduzido, a franqueadora deve oferecer suporte completo, conforme a lei, com a entrega da Circular de Oferta de Franquia (COF), contratos e documentação padrão.
Na fase de negociação, é essencial avaliar todos os investimentos necessários para que o negócio alcance o ponto de equilíbrio. “Ter disciplina com o controle de caixa, planejamento e investimento são aspectos essenciais para a sustentabilidade do negócio”, afirma Cherto.
Deixe um comentário