sexta-feira , 3 outubro 2025
Lar Alimentação Fatores Decisivos na Escolha de Bares e Restaurantes
AlimentaçãoNegócios

Fatores Decisivos na Escolha de Bares e Restaurantes

Segundo dados da ABRASEL e Sebrae, a aproximação com o cliente, a cordialidade, educação e conhecimento dos atendentes se destacam na hora de escolher bares e restaurantes.

O perfil dos consumidores muda constantemente, motivando bares e restaurantes a realizar melhorias e inovações para manter o cliente presente e fiel. Para tanto, é necessário compreender a importância de uma prestação de serviço de excelência e executá-la.

Uma pesquisa feita pelo Vox Populi, a pedido da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), destacou que 32,4% dos entrevistados indicaram que o principal aspecto na hora de escolher bares e restaurantes é a limpeza, seguido de 17%, que indicam a cordialidade, educação e conhecimento dos atendentes.

Para Bruno Gordodicht, diretor de novos negócios do Grupo Impettus, uma das maiores holdings de franquias de bares e botecos do Brasil, acompanhar as tendências do mercado é fundamental para planejar o futuro das empresas. “É importante também que o empresário pense como consumidor. Como ele espera ser atendido? Como ele espera ser impactado para conhecer o estabelecimento? Em diversas situações, esperamos ter uma experiência confortável para voltar a fazer negócio”, explica.

Conhecer o público-alvo do próprio estabelecimento é um dos pilares para que empresários do setor possam direcionar ações e práticas estratégicas para o crescimento do negócio. O diretor conta que, no Espetto Carioca e boteco Mané, entre as prioridades está fortalecer o engajamento dos colaboradores, com treinamentos específicos para o atendimento ao cliente e conhecimento sobre o cardápio oferecido.

“Para os clientes, uma das nossas estratégias está na inserção de mais entretenimento, como bandas, espaço kids e decoração, mas sempre avaliando a particularidade do público frequentador. Já a adoção de tecnologias também reflete em benefícios para colaborador e consumidor, como a utilização de sistema de lançamento de pedidos para que os pratos sejam preparados com exatidão, resultando em praticidade, além de cardápios digitais que podem ser visualizados por celulares e pagamentos aceitos por aplicativos”, compartilha.

O especialista em novos negócios para bares e restaurantes reforça ainda que o acesso à informação gera nas pessoas a necessidade de consumo e que, para alcançar o possível cliente por meio de publicidade, campanhas digitais e ações presenciais em lugares diversos para promover o bar ou restaurante, possibilita o início da jornada de relacionamento com o cliente. “Mas, é importante que o que foi apresentado seja real: o ambiente deve estar limpo, comida de qualidade e os atendentes bem preparados. A presença online, especialmente nas redes sociais, colabora de forma assertiva com o público”, comenta.

Segundo o Instituto FoodService Brasil (IFB), o Brasil tem cerca de 2 milhões de bares e restaurantes. O especialista do Grupo Impettus destaca a importância do setor em inovar, mantendo qualidade, pois dessa forma, os estabelecimentos conseguem se consolidar no mercado competitivo. “Estar aberto às mudanças comportamentais dos consumidores, ter a certeza que investimento não é custo, a tecnologia vem como colaborador, a necessidade de ações de sustentabilidade, transparência, e um marketing eficaz são estratégias que podem fazer a diferença”, finaliza.

Sobre o Espetto Carioca

O Espetto Carioca é uma rede de bares e restaurantes criada em 2011, na zona oeste do Rio de Janeiro, pelo empresário Leandro Souza. Em 2012, entrou para o franchising e conta atualmente com mais de 55 unidades espalhadas em cinco estados. Filho de empregada doméstica e de um porteiro, Leandro Souza, que já foi considerado o “Rei dos Espetinhos” na capital fluminense, hoje espalha o lifestyle carioca pelo país, através de uma rede que oferece mais de 1000 combinações de pratos, bebidas e sobremesas.

Sobre o Mané

Criada em 2019, a rede de botecos Mané nasceu a partir da expertise de três amigos que já atuavam no ramo de franquias. Os empreendedores Daniel Bittencourt, Arianne Bastos e Eduardo Oliveira criaram o Mané para proporcionar aos clientes experiências gastronômicas únicas sem perder a cultura raiz de boteco. Em junho de 2021, a rede foi integrada ao Grupo Impettus, holding que detém também as marcas Espetto Carioca, Buteco Seu Rufino e Bendito, para ser franqueada por todo o Brasil. Atualmente, conta com 27 unidades e mira expansão na região Sudeste.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

NegóciosÚltimas notícias

De motoboy a dono de três escolas: pai e filho constroem história juntos na Minds Idiomas

Minds IdiomasA trajetória de Clayton Frazão e de seu filho Luiz Felipe...

NegóciosÚltimas notícias

3 pilares que todo candidato precisa analisar antes de assinar o contrato com a franquia

O franchising é apontado como uma das formas mais seguras de empreender,...

NegóciosÚltimas notícias

Seja um Franqueado: tudo o que você precisa saber antes de abrir uma franquia

Abrir o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros, mas o...

NegóciosÚltimas notícias

O que ninguém te conta sobre ter mais qualidade de vida ao empreender com franquias

Empreender ainda é, para muitos brasileiros, sinônimo de conquistar liberdade financeira, fazer...