sexta-feira , 3 outubro 2025
Lar Negócios Estabelecimentos Autônomos Ganham Espaço no Mercado Brasileiro e se Tornam Opção Atraente para Empreendedores
Negócios

Estabelecimentos Autônomos Ganham Espaço no Mercado Brasileiro e se Tornam Opção Atraente para Empreendedores

Os modelos de negócios baseados em autoatendimento estão cativando os consumidores e conquistando seu lugar no mercado brasileiro. Prova disso é o crescimento de 5,8% no segmento de serviços e outros negócios no franchising, que inclui minimercados autônomos, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Outro modelo de destaque são as máquinas de vendas automáticas, conhecidas como vending machines, que somam 80 mil unidades espalhadas pelo Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Vending Machines (ABVM).

O crescimento dessas unidades autônomas reflete um novo perfil de consumidor. A pesquisa CX Trends 2023, realizada pela Opinion Box em parceria com a Octadesk, revela que 63% dos clientes preferem fazer compras de forma independente, mas desejam contar com suporte fácil caso precisem.

Com essa demanda crescente, o varejo está buscando expandir alternativas, oferecendo opções para empreendedores que desejam investir em modelos de negócios estruturados para funcionar sem a presença constante de colaboradores.

Douglas Pena, sócio-fundador e CRO da Minha Quitandinha, startup que opera minimercados autônomos, destaca que o autoatendimento oferece conveniência e praticidade aos consumidores, fatores que impulsionam o crescimento desse tipo de estabelecimento. No entanto, Pena ressalta a importância de entender o perfil do consumidor para escolher o modelo de negócio adequado.

“Em locais de grande circulação, como escolas, as vending machines são uma boa opção. Já em condomínios e empresas, os minimercados costumam ter melhor aceitação”, explica. Ele também observa as diferenças entre os dois modelos, destacando a limitação de produtos nas máquinas em comparação à maior variedade oferecida pelos minimercados.

Outro fator relevante é a reposição de produtos. Nos minimercados, o próprio administrador pode gerenciar o estoque, enquanto as vending machines dependem de empresas especializadas para o reabastecimento.

Por fim, Pena ressalta que não existe um modelo de negócio autônomo melhor que o outro, mas sim aquele que atende de forma eficaz às necessidades do consumidor. “Para garantir um investimento rentável, é crucial escolher o modelo que melhor se alinha ao público que se deseja alcançar e à capacidade de gestão do empreendedor”, conclui.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

NegóciosÚltimas notícias

De motoboy a dono de três escolas: pai e filho constroem história juntos na Minds Idiomas

Minds IdiomasA trajetória de Clayton Frazão e de seu filho Luiz Felipe...

NegóciosÚltimas notícias

3 pilares que todo candidato precisa analisar antes de assinar o contrato com a franquia

O franchising é apontado como uma das formas mais seguras de empreender,...

NegóciosÚltimas notícias

Seja um Franqueado: tudo o que você precisa saber antes de abrir uma franquia

Abrir o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros, mas o...

NegóciosÚltimas notícias

O que ninguém te conta sobre ter mais qualidade de vida ao empreender com franquias

Empreender ainda é, para muitos brasileiros, sinônimo de conquistar liberdade financeira, fazer...