Uma franquia representa um sistema de negócios no qual um franqueador concede ao franqueado o direito de utilizar sua marca, juntamente com o exclusivo direito de distribuir produtos ou serviços, seguindo os padrões de gestão estabelecidos pelo franqueador e mediante o repasse de um determinado percentual de lucro. Através de um contrato, o franqueado tem acesso ao sistema completo de implementação de negócios do franqueador, recebendo suporte que assegura a padronização dos processos, atendimento e produtos oferecidos. O conhecimento especializado, conhecido como “know-how”, é o segredo por trás do sucesso de muitas franquias.
A regulamentação da franquia empresarial é estabelecida pela Lei 8.955/94, juntamente com o contrato entre as partes e a COF (Circular de Oferta de Franquia), um documento que contém os objetivos e informações cruciais do franqueador, servindo como guia para os procedimentos e processos a serem adotados na empresa.
Os fundamentos que sustentam franquias bem-sucedidas incluem a força e a credibilidade transmitidas pela marca, que deve ser associada na mente dos clientes como um ícone de excelência no atendimento e na qualidade dos produtos. O cuidado extremo com a imagem da empresa por parte do franqueador é crucial, pois o que o consumidor percebe na marca será replicado nas franquias.
O mercado de franquias continua a oferecer inúmeras oportunidades de negócios e perspectivas promissoras para franqueadores e franqueados. No entanto, como destacado neste texto, o sucesso das franquias é construído por meio de planejamento e parcerias, exigindo um comprometimento contínuo com o desenvolvimento e reinvenção. Siga o exemplo dos vencedores e ouse dar passos ousados em seus empreendimentos!
Deixe um comentário