De acordo com dados da ABRASEL e do Sebrae, um bom atendimento, cordialidade e o conhecimento dos atendentes estão entre os fatores mais importantes na escolha de bares e restaurantes pelos consumidores.
O comportamento dos consumidores está em constante evolução, o que exige que bares e restaurantes busquem inovação e melhorias constantes para manter a fidelidade do cliente. Para alcançar esse objetivo, é essencial oferecer um serviço de qualidade, capaz de proporcionar uma experiência positiva.
Uma pesquisa realizada pelo Vox Populi, a pedido da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), revelou que 32,4% dos entrevistados consideram a limpeza como o principal fator na escolha de um bar ou restaurante. Em seguida, 17% dos participantes destacaram a cordialidade, a educação e o conhecimento dos atendentes.
Bruno Gordodicht, diretor de novos negócios do Grupo Impettus, um dos maiores conglomerados de franquias de bares e botecos do Brasil, enfatiza a importância de acompanhar as tendências do mercado para planejar o futuro das empresas. “É fundamental que o empresário se coloque no lugar do consumidor. Como ele espera ser atendido? Como ele quer ser impactado para conhecer o estabelecimento? Todos nós esperamos uma experiência agradável para retornarmos”, comenta.
Conhecer o público-alvo é um dos pilares para o sucesso de qualquer bar ou restaurante. Para Gordodicht, no Espetto Carioca e no boteco Mané, a prioridade é o fortalecimento do engajamento dos colaboradores. A empresa investe em treinamentos específicos para o atendimento ao cliente e no conhecimento detalhado do cardápio.
“Além disso, para nossos clientes, implementamos estratégias de entretenimento, como apresentações musicais, espaços para crianças e uma decoração especial. Mas sempre avaliamos as características do nosso público. A tecnologia também é uma aliada, com sistemas que melhoram a precisão dos pedidos, cardápios digitais acessíveis via celular e pagamentos facilitados por aplicativos”, compartilha.
O especialista destaca também que o acesso à informação tem impulsionado o desejo de consumo. Para atingir o público, é necessário investir em campanhas publicitárias, tanto digitais quanto presenciais, para gerar a primeira interação entre o bar ou restaurante e o cliente.
“No entanto, o que é prometido deve ser entregue: o ambiente deve estar limpo, a comida deve ser de qualidade e os atendentes devem estar bem preparados. A presença nas redes sociais também é um elemento fundamental para a interação com o público”, ressalta.
O Brasil possui aproximadamente 2 milhões de bares e restaurantes, segundo o Instituto FoodService Brasil (IFB). Para o Grupo Impettus, a inovação constante e o foco na qualidade são essenciais para se destacar em um mercado tão competitivo. “Estar atento às mudanças comportamentais dos consumidores, enxergar o investimento como uma estratégia e incorporar tecnologias, sustentabilidade e marketing eficaz são passos decisivos para o sucesso”, conclui.
Sobre o Espetto Carioca
Fundada em 2011, o Espetto Carioca nasceu na zona oeste do Rio de Janeiro, criado pelo empresário Leandro Souza. A marca entrou para o franchising em 2012 e já conta com mais de 55 unidades em cinco estados. Com mais de mil combinações de pratos, bebidas e sobremesas, o Espetto Carioca leva o estilo de vida carioca para todo o Brasil.
Sobre o Mané
O Mané foi criado em 2019 por três amigos com experiência no ramo de franquias: Daniel Bittencourt, Arianne Bastos e Eduardo Oliveira. A ideia era proporcionar uma experiência gastronômica única, mantendo a essência do boteco tradicional. Em 2021, o Mané foi integrado ao Grupo Impettus, que também detém as marcas Espetto Carioca, Buteco Seu Rufino e Bendito. Atualmente, a rede conta com 27 unidades e está em expansão na região Sudeste.
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