Cada vez mais redes de franquias no Brasil estão se comprometendo com a inclusão de pessoas com deficiência (PcDs), não só como consumidores, mas como colaboradores, franqueados e até protagonistas de marcas.
Inclusão que transforma
A franquia de cafeteria Cheirin Bão, especializada em cafés especiais, tem um programa que prioriza a contratação de atendentes com deficiência auditiva. “Adaptamos o atendimento com cardápios visuais e treinamentos em Libras”, diz o fundador, Osmar Rios.
Já a rede Inclui Cuidar, voltada para o cuidado de idosos e PcDs, foi criada por uma mãe de uma jovem com paralisia cerebral. Hoje, emprega mais de 50 cuidadores com deficiência leve e franqueia o modelo com foco em impacto social.
Apoio e resultados
Segundo o IBGE, quase 9% da população brasileira tem algum tipo de deficiência. “O franchising pode ser uma ponte para a inclusão produtiva dessas pessoas, com ganhos para todos os lados”, afirma a consultora em diversidade corporativa, Larissa Soares.
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