O setor pet já é um dos que mais crescem no Brasil, mas agora um novo nicho ganha força: franquias especializadas em pets exóticos, como répteis, roedores, aves ornamentais e peixes raros. Esses negócios oferecem desde produtos e alimentos até serviços veterinários e estética animal.
Cuidado especializado
A rede ExoticPet Brasil, fundada em São Paulo, já conta com oito unidades e foca em atendimento a animais como iguanas, ferrets, cacatuas e serpentes não peçonhentas. “Esses tutores precisam de orientação especializada, e isso ainda é raro no mercado tradicional”, diz o fundador, Fábio Lima.
Outra rede emergente é a Aviário ArteViva, que combina loja e clínica especializada em aves ornamentais. “Temos demanda crescente por espécies como ring neck, calopsitas e araras, com ticket médio alto”, afirma a veterinária e sócia, Juliana Borges.
Mercado em expansão
Segundo a Abinpet, 12% dos lares com pets no Brasil abrigam ao menos um animal não convencional. “As franquias que atendem esse público se destacam pela personalização e pelo relacionamento com o cliente, que costuma ser muito engajado”, analisa o consultor Bruno Lobo.
Deixe um comentário