O movimento de internacionalização das franquias brasileiras vem crescendo de forma consistente nos últimos anos. Marcas como O Boticário, Spedini, Chilli Beans, iGUi, Vivenda do Camarão e Havaianas já fincaram bandeira em dezenas de países.
Segundo a ABF, há mais de 170 marcas nacionais operando em 100 países, com destaque para os setores de beleza, alimentação, moda e serviços. A internacionalização é vista como um caminho estratégico para crescimento e diversificação.
O caso da Chilli Beans
A rede de óculos e acessórios Chilli Beans, por exemplo, está presente em mais de 15 países. “Nosso design tropical e irreverente chama atenção lá fora”, conta Caito Maia, fundador da marca. Nos Estados Unidos, a rede aposta em quiosques em shoppings e ações com influenciadores.
Tropicalização ao contrário
A estratégia de adaptação também é fundamental. A Vivenda do Camarão, presente em Dubai, adaptou seu cardápio ao paladar local, retirando ingredientes como o vinho. Já a iGUi, fabricante de piscinas, investe em franquias de assistência técnica em países com forte verão, como México e Espanha.
“A internacionalização exige estudo de mercado, adaptação cultural e consistência de marca”, explica a especialista em franchising internacional, Carla Mendonça. “Mas os brasileiros estão cada vez mais preparados para esse salto.”
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