Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontam uma tendência de alta no setor de franquias, refletida no forte crescimento da rede Rei do Mate, a maior franquia de casas de mate e uma das principais cafeterias do Brasil.
Com previsão de faturamento de R$ 370 milhões em 2024, a empresa registrou um aumento de 18% em relação ao ano anterior, superando o desempenho do mercado de food service, conforme levantamento da ABF. Até agosto, a rede firmou 24 novos contratos e espera abrir mais 12 unidades até o final do ano, totalizando 36 novos pontos de venda.
A ABF também revelou que o setor de franquias no Brasil teve um aumento de 12,8% no faturamento no segundo trimestre de 2024, atingindo R$ 61,2 bilhões, frente aos R$ 54,2 bilhões do mesmo período em 2023. O segmento de alimentação, que inclui operações de food service, destacou-se com um crescimento de 16,4% no período.
O desempenho positivo da Rei do Mate reflete a diversificação estratégica da marca, que tem expandido sua presença em mercados e locais estratégicos, como shoppings e aeroportos. Antonio Carlos Nasraui, CEO da rede, destaca a busca por novas oportunidades em áreas de grande movimento e mercados inexplorados, sempre mantendo a essência de brasilidade nos produtos.
O setor de alimentação segue como um dos pilares da economia brasileira, sendo responsável por 1,67 milhão de empregos diretos no segundo trimestre de 2024, de acordo com a ABF. O Rei do Mate caminha para encerrar o ano consolidado como uma das marcas mais tradicionais e pioneiras no setor de alimentação do Brasil.
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