sexta-feira , 3 outubro 2025
Lar Negócios Cinco motivos para investir em uma microfranquia de mercado autônomo, segundo Guilherme Mauri, CEO da Minha Quitandinha
Negócios

Cinco motivos para investir em uma microfranquia de mercado autônomo, segundo Guilherme Mauri, CEO da Minha Quitandinha

De acordo com Guilherme Mauri, CEO da Minha Quitandinha, o setor de mercados autônomos apresenta um modelo de negócio enxuto, validado pelo mercado, com baixo custo e fácil gerenciamento.

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) reportou um crescimento de 19,1% no mercado de franquias no primeiro trimestre de 2024, em comparação ao mesmo período de 2023. O segmento de Serviços e Outros Negócios foi um dos mais promissores, com aumento de 25,3%, e os negócios de proximidade, como minimercados autônomos, representaram 11,7% desse crescimento.

Para Mauri, a conveniência proporcionada por esses negócios é um dos principais fatores de sua expansão. Ele destaca que a facilidade de acesso aos produtos, sem a necessidade de deslocamento para grandes centros comerciais, atrai consumidores em busca de praticidade.

Com base nesses fatores, Guilherme elenca cinco motivos para investir em uma microfranquia de mercado autônomo:

  1. Modelo de negócio validado: A franquia oferece um caminho mais seguro, com suporte contínuo e uma marca consolidada no mercado. Isso é especialmente valioso para empreendedores iniciantes que buscam minimizar riscos.
  2. Modelo enxuto e facilidade de entrada no mercado: O espaço necessário para uma loja autônoma é pequeno, permitindo sua instalação em diversos ambientes, como condomínios e empresas. Além disso, o modelo simplificado possibilita um início rápido das operações.
  3. Baixo custo e economia de recursos: Com investimento inicial de até R$ 135 mil, as microfranquias autônomas reduzem custos com aluguel e não demandam funcionários para operação, o que gera economia significativa.
  4. Rápido retorno sobre investimento (ROI): O retorno sobre investimento, em média, pode ocorrer em até 12 meses, dependendo da marca e do tamanho da unidade.
  5. Fácil gerenciamento: Com operação 24 horas por dia, o empreendedor precisa visitar a loja apenas algumas vezes por semana para manutenção e reposição de produtos, permitindo flexibilidade e foco em ações estratégicas para crescimento.

Mauri ressalta que este modelo de negócio é uma excelente oportunidade para aqueles que desejam investir em um setor com alta demanda e operação simplificada.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

NegóciosÚltimas notícias

De motoboy a dono de três escolas: pai e filho constroem história juntos na Minds Idiomas

Minds IdiomasA trajetória de Clayton Frazão e de seu filho Luiz Felipe...

NegóciosÚltimas notícias

3 pilares que todo candidato precisa analisar antes de assinar o contrato com a franquia

O franchising é apontado como uma das formas mais seguras de empreender,...

NegóciosÚltimas notícias

Seja um Franqueado: tudo o que você precisa saber antes de abrir uma franquia

Abrir o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros, mas o...

NegóciosÚltimas notícias

O que ninguém te conta sobre ter mais qualidade de vida ao empreender com franquias

Empreender ainda é, para muitos brasileiros, sinônimo de conquistar liberdade financeira, fazer...