Entre as 50 marcas mais presentes nos shopping centers brasileiros, 36 são redes de franquias. O Boticário, Cacau Show e Chilli Beans lideram essa lista. De acordo com o estudo Mix dos Shoppings, divulgado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) e apoiado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), a distribuição das marcas varia em cada região do Brasil (a lista completa por região pode ser consultada no final do texto).
O levantamento, realizado pela AGP Pesquisas entre 18 de fevereiro e 20 de abril deste ano, abrange 98% dos 639 shoppings do país. Desde a última edição do estudo, em 2014, o número de marcas presentes nos shoppings aumentou de 18,4 mil para 25 mil, um crescimento de 35%.
Marcas de alimentação lideram, com mais de 4,4 mil empresas diferentes, representando aproximadamente 18% do total. Em seguida, vêm os segmentos de Serviços e Conveniência, com 3.825 marcas (15,4%), e Vestuário, com 3.819 marcas (15,3%).
“Isso demonstra a força e a adaptabilidade do modelo no Brasil, promovendo inovação e oferecendo aos consumidores uma vasta gama de opções de produtos e serviços. Além disso, impulsiona a economia, gera empregos, promove o empreendedorismo e contribui para a diversificação e o dinamismo dos shopping centers em todo o país”, comenta Glauco Humai, presidente da Abrasce.
Das 1.395 marcas associadas à ABF, 530 têm lojas em shopping centers, cerca de 38% do total. O estudo da Abrasce aponta que as franquias correspondem a 27% das lojas em shopping centers, mas a projeção da ABF é que esse número pode chegar a 32%, considerando também as marcas não associadas.
As redes de franquia mais presentes em shoppings brasileiros são:
- O Boticário (76%)
- Cacau Show (71%)
- Chilli Beans (62%)
- Burger King (61%)
- McDonald’s (58%)
- Lupo (55%)
- Espaçolaser (54%)
- Havaianas (52%)
- Hering (50%)
- CVC (48%)
Das 13 marcas presentes em mais de 50% dos shoppings brasileiros, nove são franquias. As categorias com maior presença são Calçados (55%), Alimentação (48%) e Perfumaria e Cosméticos (44%).
“Moda, que costumava ser muito presente nos shopping centers, foi um segmento que sofreu bastante na pandemia. Agora vemos um crescimento relevante de serviços, como a Espaçolaser, mas também há clínicas de estética, odontologia e medicina, entre outros”, observa Tom Moreira Leite, presidente da ABF.
- como abrir um negócio no shopping
- como abrir uma franquia
- comprar franquia
- franquia
- franquia amor aos pedaços
- franquia barata
- franquia baratas
- franquia em shopping
- franquia giraffas
- franquia moda
- franquias
- franquias 2019
- franquias baratas
- franquias baratas 2019
- franquias baratas e lucrativas
- franquias baratas e lucrativas online
- franquias brasil
- franquias de moda
- lagildo brasileiro
- nano franquias
- shopping center
- shopping na tailândia
Deixe um comentário