sexta-feira , 3 outubro 2025
Lar Franquia Barata Franquias Dominam Shopping Centers Brasileiros
Franquia BarataNegócios

Franquias Dominam Shopping Centers Brasileiros

Entre as 50 marcas mais presentes nos shopping centers brasileiros, 36 são redes de franquias. O Boticário, Cacau Show e Chilli Beans lideram essa lista. De acordo com o estudo Mix dos Shoppings, divulgado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) e apoiado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), a distribuição das marcas varia em cada região do Brasil (a lista completa por região pode ser consultada no final do texto).

O levantamento, realizado pela AGP Pesquisas entre 18 de fevereiro e 20 de abril deste ano, abrange 98% dos 639 shoppings do país. Desde a última edição do estudo, em 2014, o número de marcas presentes nos shoppings aumentou de 18,4 mil para 25 mil, um crescimento de 35%.

Marcas de alimentação lideram, com mais de 4,4 mil empresas diferentes, representando aproximadamente 18% do total. Em seguida, vêm os segmentos de Serviços e Conveniência, com 3.825 marcas (15,4%), e Vestuário, com 3.819 marcas (15,3%).

“Isso demonstra a força e a adaptabilidade do modelo no Brasil, promovendo inovação e oferecendo aos consumidores uma vasta gama de opções de produtos e serviços. Além disso, impulsiona a economia, gera empregos, promove o empreendedorismo e contribui para a diversificação e o dinamismo dos shopping centers em todo o país”, comenta Glauco Humai, presidente da Abrasce.

Das 1.395 marcas associadas à ABF, 530 têm lojas em shopping centers, cerca de 38% do total. O estudo da Abrasce aponta que as franquias correspondem a 27% das lojas em shopping centers, mas a projeção da ABF é que esse número pode chegar a 32%, considerando também as marcas não associadas.

As redes de franquia mais presentes em shoppings brasileiros são:

  1. O Boticário (76%)
  2. Cacau Show (71%)
  3. Chilli Beans (62%)
  4. Burger King (61%)
  5. McDonald’s (58%)
  6. Lupo (55%)
  7. Espaçolaser (54%)
  8. Havaianas (52%)
  9. Hering (50%)
  10. CVC (48%)

Das 13 marcas presentes em mais de 50% dos shoppings brasileiros, nove são franquias. As categorias com maior presença são Calçados (55%), Alimentação (48%) e Perfumaria e Cosméticos (44%).

“Moda, que costumava ser muito presente nos shopping centers, foi um segmento que sofreu bastante na pandemia. Agora vemos um crescimento relevante de serviços, como a Espaçolaser, mas também há clínicas de estética, odontologia e medicina, entre outros”, observa Tom Moreira Leite, presidente da ABF.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

NegóciosÚltimas notícias

De motoboy a dono de três escolas: pai e filho constroem história juntos na Minds Idiomas

Minds IdiomasA trajetória de Clayton Frazão e de seu filho Luiz Felipe...

NegóciosÚltimas notícias

3 pilares que todo candidato precisa analisar antes de assinar o contrato com a franquia

O franchising é apontado como uma das formas mais seguras de empreender,...

NegóciosÚltimas notícias

Seja um Franqueado: tudo o que você precisa saber antes de abrir uma franquia

Abrir o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros, mas o...

NegóciosÚltimas notícias

O que ninguém te conta sobre ter mais qualidade de vida ao empreender com franquias

Empreender ainda é, para muitos brasileiros, sinônimo de conquistar liberdade financeira, fazer...