A pandemia de Covid-19 trouxe ao mercado brasileiro uma nova tendência crescente entre os consumidores: a busca por produtos e serviços perto de casa, os chamados negócios de proximidade. “As pessoas querem cada vez mais produtos e serviços por perto, com deslocamentos mínimos, pouco esforço e o máximo de conveniência”, avalia Karen Sitta, analista da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae Nacional.
Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) confirmam essa tendência de busca por praticidade. No primeiro trimestre deste ano, franquias do segmento de serviços e outros negócios cresceram 25,3% em comparação ao mesmo período de 2023. Os números também mostram que negócios que oferecem comodidade e conforto, como mercados autônomos e operações em prédios e condomínios, estão ganhando espaço, aumentando sua participação no universo do franchising de 5,2% para 11,7%.
Um exemplo é a empresa de limpeza automotiva FreeWet. Segundo o franqueador da marca, Wilberto Filho, o negócio proporciona grande conveniência aos clientes. “Atuamos dentro de condomínios empresariais e residenciais, além de atender diretamente ao cliente que solicita o serviço em sua localização”, explica Filho. Ele destaca que a franquia requer baixo investimento, uma característica das microfranquias, que também estão em alta.
Sustentabilidade nos Negócios
O modelo de negócio da FreeWet está alinhado com outra tendência importante: a sustentabilidade nos negócios, integrada à agenda ESG (meio ambiente, social e governança). “Um dos diferenciais que me fez virar franqueado e, posteriormente, franqueador da FreeWet, são as questões ambientais da marca, que utiliza produtos sem necessidade de água, economizando cerca de 400 litros por veículo em comparação ao método tradicional de lavagem”, afirma Filho.
Karen Sitta do Sebrae Nacional observa que adotar práticas de sustentabilidade e ESG demonstra o compromisso de um negócio em buscar alternativas para reduzir seu impacto ambiental, promover um mundo mais justo e aplicar melhores práticas de gestão e operações diárias. “Além de ser um diferencial competitivo, à medida que os consumidores estão cada vez mais preocupados com essas questões”, destaca Sitta.
ABF Franchising Expo
De 26 a 29 de junho, o Sebrae participará da maior feira de franquias do mundo, a ABF Franchising Expo, no Expocenter Norte, em São Paulo. Vinte empresas do segmento, apoiadas pelo Sebrae, exibirão suas marcas no estande da instituição. A expectativa é de que 60 mil pessoas participem do evento, que contará com mais de 400 expositores.
- câmara de comércio e indústria brasil-alemanha
- ideias de negócios 2021
- mercado da sustentabilidade
- mercado de trabalho 2021
- mercado financeiro
- modelos de negócio
- notícias de mercado
- novas tendências
- oportunidade de negócio 2021
- os novos modelos de negócios do setor automotivo e uma boa estrutura organizacional
- produtos sustentáveis e diferenciados
- serviço brasileiro de apoio às micro e pequenas empresas
- sustentabilidade
- tendencia do mercado 2021
Deixe um comentário