Com 25% de market share no Brasil, a Chilli Beans tem apostado fortemente na conexão emocional que estabelece com seus consumidores e parceiros para continuar expandindo. A rede já conta com quase 1.400 pontos de venda em 22 países, incluindo regiões do Oriente Médio, como o Kuwait.
Caito Maia, fundador da marca, ao perceber a diferença entre ser proprietário de lojas e ser um franqueador, optou por vender todas as lojas próprias para franqueados e concentrar seus esforços no fortalecimento do conceito da marca e no suporte aos parceiros. Esse movimento estratégico acelerou o crescimento da rede. “São negócios completamente diferentes. Quando encontrei onde focar minha energia, meu negócio explodiu”, comenta Caito.
Com mais de 900 municípios brasileiros ainda sem presença da marca, a Chilli Beans tem implementado contêineres sustentáveis, feitos de plástico reciclado, para alcançar esses mercados inexplorados. A meta é atingir mil contêineres instalados.
Inovadora, a Chilli Beans foi a primeira empresa do setor a remover vitrines de suas lojas, substituindo-as por espaços que integram vendas online diretamente no ponto de venda físico. Além disso, a marca investe em tecnologia como o provador virtual, que aumentou as vendas online em 45%. Durante a pandemia, o e-commerce da marca saltou de 3% para 18% do total de vendas.
Outro destaque é o uso de inteligência artificial (IA) para otimizar os pedidos de cada franqueado, baseado no estoque de cada loja, permitindo uma gestão enxuta. “Nosso estoque é de duas semanas. O dinheiro precisa estar no bolso do franqueado, não parado no estoque”, explica Caito. Isso ajuda a evitar acúmulo de produtos e a garantir uma operação com margens de lucro mais saudáveis.
A Chilli Beans também utiliza IA para campanhas publicitárias inovadoras, como uma filmada na Amazônia e outra com um jingle cantado por um artista de ópera. Semanalmente, a marca lança em média 10 novos modelos de óculos, 5 de relógios e 5 de óculos de grau, garantindo um fluxo constante de novidades para atrair clientes e impulsionar vendas.
Deixe um comentário