sexta-feira , 3 outubro 2025
Lar Negócios Franquias Apostam em Conveniência e Novos Formatos para Expandir Negócios
Negócios

Franquias Apostam em Conveniência e Novos Formatos para Expandir Negócios

Nos últimos anos, as franquias brasileiras têm reduzido sua dependência dos shopping centers e de pontos comerciais tradicionais de rua, migrando para localizações mais estratégicas e convenientes para o consumidor. Estacionamentos de hipermercados e atacarejos, além de postos de combustíveis, tornaram-se destinos ideais para essas operações.

Muitas redes têm adaptado seus modelos de negócios, criando formatos mais acessíveis e com custos reduzidos. Boa parte dessas iniciativas se enquadra como microfranquias, com investimento inicial máximo de R$ 135 mil, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

De acordo com Maurício Morgado, coordenador do Centro de Excelência em Varejo da FGV EAESP, essa busca por conveniência reflete o novo estilo de vida do brasileiro, que com uma rotina cada vez mais agitada, busca realizar tarefas de forma rápida e eficiente. “A conveniência é fundamental para atender às demandas de consumidores que não têm tempo para se deslocar”, explica Morgado.

Nesta reportagem, destacamos 7 microfranquias que apostam em locais de conveniência, com investimentos iniciais a partir de R$ 14,9 mil:

  • Lave & Pegue
  • Minha Quitandinha
  • Mr Fit
  • Market4u
  • Maria Gasolina Express
  • 4Charge
  • Acqua Lavanderias

Lucien Newton, vice-presidente de consultoria da 300 Ecossistema de Alto Impacto, ressalta a capacidade de adaptação do setor de franquias no Brasil. “O setor demonstra uma notável capacidade de reinvenção, desenvolvendo operações que vão ao encontro do consumidor”, afirma. Segundo Newton, essas microfranquias oferecem produtos e serviços que facilitam a vida dos clientes, permitindo que realizem suas compras ou tarefas sem grandes deslocamentos ou longas filas.

Essa tendência de conveniência mostra como o mercado de franquias no Brasil tem evoluído para atender às mudanças nos hábitos de consumo, oferecendo soluções práticas e acessíveis.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

NegóciosÚltimas notícias

De motoboy a dono de três escolas: pai e filho constroem história juntos na Minds Idiomas

Minds IdiomasA trajetória de Clayton Frazão e de seu filho Luiz Felipe...

NegóciosÚltimas notícias

3 pilares que todo candidato precisa analisar antes de assinar o contrato com a franquia

O franchising é apontado como uma das formas mais seguras de empreender,...

NegóciosÚltimas notícias

Seja um Franqueado: tudo o que você precisa saber antes de abrir uma franquia

Abrir o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros, mas o...

NegóciosÚltimas notícias

O que ninguém te conta sobre ter mais qualidade de vida ao empreender com franquias

Empreender ainda é, para muitos brasileiros, sinônimo de conquistar liberdade financeira, fazer...