sexta-feira , 3 outubro 2025
Lar Negócios Negócios de Proximidade e Sustentabilidade: Novas Tendências no Mercado Brasileiro
Negócios

Negócios de Proximidade e Sustentabilidade: Novas Tendências no Mercado Brasileiro

A pandemia de Covid-19 trouxe ao mercado brasileiro uma nova tendência crescente entre os consumidores: a busca por produtos e serviços perto de casa, os chamados negócios de proximidade. “As pessoas querem cada vez mais produtos e serviços por perto, com deslocamentos mínimos, pouco esforço e o máximo de conveniência”, avalia Karen Sitta, analista da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae Nacional.

Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) confirmam essa tendência de busca por praticidade. No primeiro trimestre deste ano, franquias do segmento de serviços e outros negócios cresceram 25,3% em comparação ao mesmo período de 2023. Os números também mostram que negócios que oferecem comodidade e conforto, como mercados autônomos e operações em prédios e condomínios, estão ganhando espaço, aumentando sua participação no universo do franchising de 5,2% para 11,7%.

Um exemplo é a empresa de limpeza automotiva FreeWet. Segundo o franqueador da marca, Wilberto Filho, o negócio proporciona grande conveniência aos clientes. “Atuamos dentro de condomínios empresariais e residenciais, além de atender diretamente ao cliente que solicita o serviço em sua localização”, explica Filho. Ele destaca que a franquia requer baixo investimento, uma característica das microfranquias, que também estão em alta.

Sustentabilidade nos Negócios

O modelo de negócio da FreeWet está alinhado com outra tendência importante: a sustentabilidade nos negócios, integrada à agenda ESG (meio ambiente, social e governança). “Um dos diferenciais que me fez virar franqueado e, posteriormente, franqueador da FreeWet, são as questões ambientais da marca, que utiliza produtos sem necessidade de água, economizando cerca de 400 litros por veículo em comparação ao método tradicional de lavagem”, afirma Filho.

Karen Sitta do Sebrae Nacional observa que adotar práticas de sustentabilidade e ESG demonstra o compromisso de um negócio em buscar alternativas para reduzir seu impacto ambiental, promover um mundo mais justo e aplicar melhores práticas de gestão e operações diárias. “Além de ser um diferencial competitivo, à medida que os consumidores estão cada vez mais preocupados com essas questões”, destaca Sitta.

ABF Franchising Expo

De 26 a 29 de junho, o Sebrae participará da maior feira de franquias do mundo, a ABF Franchising Expo, no Expocenter Norte, em São Paulo. Vinte empresas do segmento, apoiadas pelo Sebrae, exibirão suas marcas no estande da instituição. A expectativa é de que 60 mil pessoas participem do evento, que contará com mais de 400 expositores.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

NegóciosÚltimas notícias

De motoboy a dono de três escolas: pai e filho constroem história juntos na Minds Idiomas

Minds IdiomasA trajetória de Clayton Frazão e de seu filho Luiz Felipe...

NegóciosÚltimas notícias

3 pilares que todo candidato precisa analisar antes de assinar o contrato com a franquia

O franchising é apontado como uma das formas mais seguras de empreender,...

NegóciosÚltimas notícias

Seja um Franqueado: tudo o que você precisa saber antes de abrir uma franquia

Abrir o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros, mas o...

NegóciosÚltimas notícias

O que ninguém te conta sobre ter mais qualidade de vida ao empreender com franquias

Empreender ainda é, para muitos brasileiros, sinônimo de conquistar liberdade financeira, fazer...