sexta-feira , 3 outubro 2025
Lar Negócios Crescimento do Setor de Franquias no Brasil: Uma Oportunidade para a Recuperação Econômica
NegóciosÚltimas notícias

Crescimento do Setor de Franquias no Brasil: Uma Oportunidade para a Recuperação Econômica

Segundo um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias no Brasil cresceu 13,8% em 2023, atingindo um faturamento de R$ 240,661 bilhões. Esse resultado representa um aumento de 28,9% em relação a 2019, o último ano antes da pandemia de Covid-19. Os segmentos que mais se destacaram foram Saúde, Beleza e Bem-Estar (17,5%), Alimentação (17,9%) e Hotelaria e Turismo (16,4%).

Fábio Constantino, CEO da Bumbos, empresa especializada em expansão de marcas e negócios, acredita que, apesar de não estar imune às crises, o modelo de franchising pode ser um caminho rentável para a recuperação da economia em tempos de reconstrução no Rio Grande do Sul.

A Força do Modelo de Franchising

O modelo de negócios de franchising combina a padronização de operações com o suporte contínuo aos franqueados. Produtos, serviços e a experiência do cliente devem ser uniformes em todas as unidades da franquia, independentemente de sua localização.

As franquias estão se adaptando às novas demandas dos consumidores, implementando tecnologias digitais e oferecendo serviços que atendem às necessidades emergentes do mercado. Constantino destaca que essa iniciativa pode gerar uma série de benefícios para o estado, incluindo a criação de novos empregos e o aumento da cadeia de investimentos, desde a produção de obras até a compra de insumos.

Expansão e Impacto Econômico

Em 2023, o número de marcas de franquias em operação superou as expectativas, alcançando 3.311 redes, um aumento de 7,6% em relação a 2022. O número de unidades de franquias também cresceu, totalizando 195.862. Em média, cada rede franqueadora no Brasil possui 59 unidades.

Esses dados reforçam a robustez e a resiliência do setor de franquias, sublinhando seu papel crucial na recuperação econômica do país. Ao atender às demandas dos consumidores e adaptar-se rapidamente às mudanças do mercado, as franquias estão posicionadas como uma solução viável e sustentável para novos empreendedores e para a revitalização econômica do Brasil.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

NegóciosÚltimas notícias

De motoboy a dono de três escolas: pai e filho constroem história juntos na Minds Idiomas

Minds IdiomasA trajetória de Clayton Frazão e de seu filho Luiz Felipe...

NegóciosÚltimas notícias

3 pilares que todo candidato precisa analisar antes de assinar o contrato com a franquia

O franchising é apontado como uma das formas mais seguras de empreender,...

NegóciosÚltimas notícias

Seja um Franqueado: tudo o que você precisa saber antes de abrir uma franquia

Abrir o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros, mas o...

NegóciosÚltimas notícias

O que ninguém te conta sobre ter mais qualidade de vida ao empreender com franquias

Empreender ainda é, para muitos brasileiros, sinônimo de conquistar liberdade financeira, fazer...