Entrar no mundo dos negócios pode ser mais viável do que parece, especialmente com as microfranquias, que exigem um investimento inicial reduzido e oferecem um modelo de negócio testado e validado. Para quem deseja empreender com até R$ 10 mil, há diversas opções acessíveis e lucrativas no mercado de franchising.
O setor de franquias permite que novos empreendedores tenham suporte e direcionamento, reduzindo os riscos inerentes ao começo de um negócio do zero. Mas por que algumas redes possuem um investimento inicial mais baixo? A resposta está nos custos de implantação, modelo operacional e na estrutura necessária para funcionamento.
Segundo Fabiana Hamada, consultora da Goakira, o investimento inicial em uma franquia inclui a taxa de adesão, treinamentos, estrutura operacional e capital de giro. “O valor varia conforme o segmento, complexidade do negócio e suporte oferecido pelo franqueador”, explica.
O que empreender com até R$ 10 mil?
As microfranquias de baixo custo geralmente são voltadas para serviços, reduzindo a necessidade de estoques e estrutura física. Muitas operam no modelo home office, eliminando despesas com aluguel e reforma de ponto comercial.
Foi essa característica que atraiu André Henrique Santana Sienna, educador físico, que decidiu investir na Brasil Nutri Shop em 2019. “Busquei algo alinhado à minha profissão e que me permitisse gerar uma renda extra”, conta. O modelo adotado por ele permite comercializar produtos sem necessidade de estoque próprio, reduzindo custos.
Outro exemplo é Rodrigo Antonio da Silva, que em 2018 investiu na RH Franquias após anos de experiência como gestor em uma multinacional de tecnologia. “Queria levar estratégias e boas práticas empresariais para pequenas empresas”, afirma. Para ele, o segredo do sucesso está na disciplina e na gestão eficiente do tempo. “Reservo um período para clientes, parceiros e para a administração financeira da unidade”, relata.
Dicas para quem quer investir em microfranquias
Empreendedores que desejam ingressar no franchising com baixo investimento devem seguir algumas estratégias para aumentar suas chances de sucesso:
- Pesquise bem antes de investir – Conhecer a reputação da franqueadora e conversar com outros franqueados ajuda a entender melhor o funcionamento do negócio.
- Busque um modelo que se alinhe ao seu perfil – Optar por uma franquia que esteja dentro da sua área de interesse ou experiência pode facilitar a gestão e engajamento.
- Dedique-se ao aprendizado – Apesar do suporte oferecido, é essencial estudar sobre o mercado e buscar aprimoramento constante.
- Planeje suas finanças – Mesmo com baixo investimento inicial, é fundamental ter um planejamento financeiro para garantir estabilidade nos primeiros meses.
Rodrigo destaca que a transição de um profissional para empreendedor é desafiadora, mas recompensadora. “Empreender amplia as possibilidades e responsabilidades. Contar com um modelo de negócio estruturado, como o de franquias, pode ser uma boa forma de iniciar com segurança”, conclui.
Com diversas opções de franquias acessíveis no mercado, começar a empreender está ao alcance de muitos brasileiros que desejam independência financeira e crescimento profissional.
- franquia de 10 mil reias
- franquias com zero de investimento
- franquias de sucesso
- franquias de sucesso 2022 a partir de 5 mil
- franquias de sucesso a partir de 5 mil
- franquias de sucesso até 5 mil
- franquias de sucesso com baixo investimento
- franquias para abrir com 20 mil
- melhores microfranquias
- microfranquia
- microfranquias
- microfranquias ate 10 mil
- microfranquias baratas
- microfranquias baratas e lucrativas
- microfranquias de sucesso
- o que são microfranquias

Deixe um comentário